Nossa Historia
A trajetória inicial da Fraternidade São Francisco de Assis, em São José dos Campos, passa envolta em mistério por um longo período. Este relato é fruto do levantamento realizado no ano de 2005, por iniciativa do Conselho Local, devido à dificuldade em localizar alguns livros e até mesmo a Certidão da Ereção Canônica.
Após intensas pesquisas, chegamos à seguinte conclusão: somente em 19 de maio de 1946, foi registrado em um livro próprio o histórico do "Registro Geral dos Irmãos da Congregação dos Terceiros de São Francisco", de São José dos Campos, na Diocese de Taubaté . Importante mencionar que, naquela época, ainda não existia a Diocese de São José dos Campos.
O responsável por esse registro foi Frei Epifânio Maria de Limeira - OFM-Cap., onde se identifica como Venerável Ordem Terceira de São Francisco. Ele registrou a fundação em 1918, sem especificar o dia ou mês, atribuindo os méritos ao Frei Ricardo Maria Denno - OFM-Cap., do Convento Santa Clara de Taubaté. A Ereção Canônica ocorreu em 16 de setembro de 1926.
Nessa mesma data, o Frei fundador da Congregação constituiu a primeira diretoria Masculina e Feminina, conforme a prática da época, tendo o Ir. Educaçao Fisica. José Maria Monteiro como Diretor Espiritual.
Por volta de 1930, o núcleo franciscano de São José dos Campos quase se dissolveu devido ao falecimento do Ministro e, posteriormente, do Frei fundador. Em 1946, Frei Epifânio Maria de Limeira - OFM-Cap., reorganizou a então denominada "Congregação dos Terceiros Seculares de São Francisco".
O Conselho atual incentivou entrevistas com alguns irmãos, revelando que houve um período em que a fraternidade não tinha um local para se reunir. Destaca-se a resiliência dos irmãos, que, mesmo sem um Assistente Espiritual, organizado por empresas de fé, realizam reuniões na Praça Afonso Pena, no centro de São José dos Campos.
Atualmente, nos reunimos na Casa das Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus, formando uma pequena e humilde fraternidade. Agradecemos ao Deus de Amor pelas graças e oportunidades que nossa fraternidade pôde vivenciar ao longo dos seus 97 anos de existência.